quinta-feira, 5 de setembro de 2013

INTERNET - BLOGUEIRO MAGNO MARTINS REALIZA PALESTRA EM ARARIPI

 


Araripina, como cidade polo do Sertão do Araripe, sedia, na próxima quinta-feira (5), a quarta etapa dos seminários regionais “Revolução digital”. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Araripe (Cisape), o evento está marcado para as 19 horas, no Centro Tecnológico do Araripe.
Prefeitos da região, entre eles o anfitrião Alexandre Arraes (PSB), Cezar de Preto (PMDB), de Ouricuri, e Antônio Everton Soares Costa (PR), de Trindade, já confirmaram presença.
O seminário, focado na apresentação de uma pesquisa inédita sobre os novos consumos de mídia em Pernambuco, é voltado também para diversos segmentos da sociedade, entre esses, se destacam jornalistas, publicitários, radialistas, blogueiros, editores de jornais e portais, diretores de emissoras de rádio, empresários, comerciantes em geral, enfim, formadores de opinião.
A etapa de Araripina tem tudo para repetir o sucesso de Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira, que, nesta ordem, já sediaram o evento como polos regionais respectivamente do Agreste Setentrional, Agreste Meridional e Sertão do Pajeú.
Depois de Araripina, a próxima etapa será Arcoverde, como polo do Sertão do Moxotó, no próximo dia 19. Em seguida virá Petrolina, como polo do São Francisco, Palmares, regional da Mata Sul e Carpina, regional da Mata Norte. O ciclo será encerrado no Recife num encontro com agências de publicidade.

Da ASCOM/PMA

REENCONTRO: Após matéria no FAROL, família vai abraçar ente querido desaparecido

5 de setembro de 2013
Por

No dia 23 de agosto o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), procurou o FAROL para ajudar a encontrar familiares de dois idosos serra-talhadenses que tinham perdido o fio da meada das suas vidas. Um deles já foi localizado pela família, através das páginas do FAROL.
“Seu” Edvaldo Pereira da Silva, 58 anos, estava em Alcinopólis, Mato Grosso do Sul, e sua família mora em Paulo Afonso (BA). O detalhe é que Edvaldo perdeu o contato com os familiares a cerca de 30 anos. O CREAS enviou nota sobre o reencontro. Leia a seguir:
NOTA DO CREAS SERRA TALHADA
“Vimos agradecer ao FAROL DE NOTÍCIAS pela atenção e o empenho na divulgação das fotos dos cidadãos serratalhadenses, dos quais um deles, já fez contato por telefone com sua família e em breve estarão se reencontrando. Apesar dos familiares não residirem neste município, e sim na cidade de Paulo Afonso/BA estão sempre ligados no FAROL DE NOTÍCIAS. Isso quer dizer que o FAROL tem credibilidade e responsabilidade”.
Atenciosamente,
Equipe do CREAS Serra Talhada

FRIUNFO: Ex-secretário sofre atentado e coloca suspeitas sobre prefeito Bonfim

FRIUNFO: Ex-secretário sofre atentado e coloca suspeitas sobre prefeito Bonfim

5 de setembro de 2013
Por
O ex-secretário de agricultura da Prefeitura de Triunfo, Gildenilson Magalhães Silva (foto), o popular “Nilson do Sindicato” foi vítima de um atentado a bala na manhã desta quarta-feira (4). Ele trafegava sozinho em um automóvel gol no trecho da Serra do Brocotó, que liga Triunfo a Flores, quando dois homens em uma moto dispararam vários tiros contra ele.Um dos tiros pegou de raspão no rosto de Nilson, que ainda ficou ferido pelos estilhaços do para-brisa do carro. Mesmo ferido, ele ainda conseguiu guiar o veículo por alguns metros, quando notou que os pistoleiros continuavam seguindo o carro. Foi ai que o ex-secretário tentou se defender atropelando os bandidos. Ele disse à polícia que o garupa foi atingido, mas o piloto da moto conseguiu escapar. Nesse momento, mais um tiro foi disparado, ficando alojado no banco do carona. O projétil foi recolhido pela polícia para análise.
Nilson do Sindicato se dirigiu até Flores, onde uma viatura do Gati foi solicitada para fazer sua escolta. Ele retornou a Triunfo, onde fez exame de corpo e delito, e prestou queixa na delegacia de Polícia Civil da cidade. A polícia ainda não tem pistas dos bandidos que mesmo feridos conseguiram escapar. No registro do Boletim de Ocorrências (BO), a vítima acusou o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (PR), pelo atentado.

( Do Blog Júnior Duarte )

EDUCAÇÃO: Sem bônus, professores reclamam que PMST não vem obedecendo lei municipal

EDUCAÇÃO: Sem bônus, professores reclamam que PMST não vem obedecendo lei municipal

5 de setembro de 2013
Por
No dia 27 de agosto do ano passado, o ex-prefeito Carlos Evandro reuniu cerca de 500 professores no auditório do Colégio Imaculada Conceição para anunciar o pagamento de um bônus que foi rateado entre 84 escolas que se destacaram após os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na época, o governo rateou R$ 200 mil com os professores, cumprindo a Lei Municipal 1.518 que foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Hoje, a categoria está em ‘pé de guerra’ e cobra o cumprimento da lei.
“Simplesmente ninguém fala nada sobre o assunto. É como se nada existisse. Já estamos no mês de setembro e o governo sequer se pronunciou”, lamentou a professora Fátima Dantas, que leciona na zona rural de Serra Talhada. No ano passado, ela recebeu R$ 296 que lhe ajudou e deu estímulo a manter uma rotina difícil em sala de aula. Com o silêncio do governo, alguns professores pretendem acionar o sindicato, logo após a Festa da Padroeira, para tomar providências quanto ao pagamento dos bônus.
O OUTRO LADO
A reportagem do FAROL conversou com o secretário de Educação, Edmar Júnior, que confirmou o não pagamento dos bônus mas justificou o comportamento do governo.
“Estamos com dificuldades pois os recursos são escassos. Fechamos a pouco tempo um acordo salarial com os professores e a prioridade é garantir as conquistas. Agora, não estamos descartando o pagamento dos bônus. Isto pode ser feito até o final do ano.”, disse Júnior, revelando uma data: “Pode ser até no Dia do Professor. Vamos pensar nisso”, finalizou.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brasil cai oito posições em ranking de competitividade internacional

Economia & Negócios


Brasil cai oito posições em ranking de competitividade internacional
04/09/2013 às 06:05

0



O Brasil ficou na 56ª posição entre 148 países analisados. (Foto: ABr)
A piora de indicadores macroeconômicos, o aperto no crédito e a falta de reformas estruturais fizeram o Brasil cair oito posições no ranking de competitividade internacional. De acordo com o Relatório de Competitividade Global de 2013–2014, divulgado ontem (3) pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ficou na 56ª posição entre 148 países analisados.

No relatório anterior, o país tinha subido cinco posições e ficado em 48º lugar. Entre os membros do Brics, grupo que reúne as cinco principais economias emergentes do planeta, o Brasil perdeu a segunda posição para a África do Sul, que ficou em 53º lugar. Em 29º, a China continua o país mais competitivo do bloco.

De acordo com o documento, o Brasil precisa melhorar a qualidade das instituições, quesito em que está em 80º lugar, uma posição atrás do resultado do ano passado. Entre os principais desafios do Brasil nessa área, o relatório cita a queda na eficiência do governo, cujo indicador caiu da 111ª para a 124ª posição, o combate à corrupção (114ª posição) e a baixa confiança nos políticos, que passou do 121º para o 136º lugar de um ano para outro.

Além do ambiente institucional, o Brasil precisa avançar nos principais gargalos econômicos. O documento cita a baixa qualidade da infraestrutura, em cujo ranking o país caiu da 107ª para a 114ª posição, e da educação, que passou do 116º para o 121º lugar. O relatório também considera o país fechado à competição estrangeira, atribuindo a 144ª posição na abertura de mercado ao exterior.

Em relação ao ambiente macroeconômico, o Brasil caiu da 62ª para a 75ª posição. Entre os fatores que puxaram o indicador para baixo, o relatório cita o aumento do déficit nominal de 2,6% para 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB), o que fez o país descer do 64º para o 72º lugar nesse quesito. O déficit nominal representa o rombo nas contas do governo após o pagamento dos juros da dívida pública e aumentou, de um ano para outro, porque o Executivo reduziu o superávit primário.

O estudo também menciona a queda na taxa nacional de poupança, de 18,4% para 15,4% do PIB. Nesse item, o país caiu da 78ª para a 93ª posição. Apesar de a inflação oficial ter caído de 6,5% em 2011 para 5,4% em 2012, o país caiu uma posição nesse quesito, de 97º para 98º lugar.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a dificuldade do Brasil em avançar no ambiente institucional e econômico foi a principal responsável pela queda no ranking da competitividade internacional. “A falta de progresso em melhorar a qualidade da infraestrutrura e da educação, combinada com uma economia fechada à competição estrangeira, limita o potencial competitivo do Brasil”, ressalta o documento.

O relatório pede que o país tenha o compromisso de aprovar reformas estruturais. “O Brasil não deve atrasar as reformas necessárias para impulsionar a competitividade e deveria alavancar seus numerosos e importantes pontos fortes”, acrescenta o texto. Entre as qualidades do país, o estudo cita o tamanho do mercado (nona posição), a sofisticação do ambiente de negócios (39ª) e a existência de bolsões de inovação na economia (36ª).

O país com a economia mais competitiva do mundo é a Suíça, seguida de Cingapura e da Finlândia. As três nações obtiveram a mesma classificação do ano passado no relatório atual. Na América Latina, Porto Rico (30º lugar), o Chile (34º), Panamá (40º) e México (55º) estão à frente do Brasil. De um ano para outro, o país foi superado pelo México, que passou a ocupar a quarta posição entre as economias da região.

Fonte: Agência Brasil