quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COMEMORAÇÕES - DOIS DESFILES CÍVICOS MOVIMENTARÃO ARARIPINA NOS DIAS 7 E 11 DE SETEMBRO

quarta-feira, 5 de setembro de 2013

COMEMORAÇÕES - DOIS DESFILES CÍVICOS MOVIMENTARÃO ARARIPINA NOS DIAS 7 E 11 DE SETEMBRO

A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Educação, em comemoração ao aniversário de 85 anos da cidade irá promover dois Desfiles Cívicos nos dias 7 (sábado) e 11 (quarta), alusivos à Independência do Brasil e emancipação política, respectivamente. A previsão para início de ambos é de 8h.
Participarão dos desfiles as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de clubes de serviços, instituições e bandas marciais da cidade. O tema deste ano é Araripina 85 anos, educando para a paz. As escolas da rede municipal desenvolvem atividades relacionadas ao tema nas várias áreas do conhecimento desde o início do ano letivo.
No desfile do dia 07 de Setembro o percurso começará pela rua Coelho Rodrigues, rua José Arnaud Campos, passando pela Escola Independência e rua do Banco do Nordeste. Em seguida na altura do Banco Santander seguindo pela lateral da Igreja Matriz até a entrada da AABB, retornando pela Av. Antônio de Barros Muniz até o palanque montado na Praça da Igreja. Neste dia desfilarão as escolas Criativa, Sesc Ler e Centro Educacional do Araripe – CEA da rede particular e as escolas municipais Adelino, Iracema, Guiomar Costa Reis, Dr. Francisco de Alencar Lima, Antonieta Salatiel, Eduardo de Souza Carvalho, além das duas Lojas Maçônicas Luz, Liberdade e Justiça e também Evolução e Trabalho assim como a Ordem DeMolay, o Lions e o Rotary.
11 DE SETEMBRO
No segundo desfile o ponto de saída será a Escola de Referência Luiz Gonzaga Duarte (CERu), seguindo pela rua Vereador José Barreto Alencar, José Arnaud Campos em direção à Prefeitura, rua Coelho Rodrigues, passando pela praça de Dr. Pedro em direção à Igreja Matriz, retornando em frente ao Recanto, finalizando no palanque da Igreja.
As escolas que irão desfilar neste dia serão Integração, SESI e Tia Iara da rede particular, Escola de Aplicação, Luzanira Ramos, Moisés Bom de Oliveira e João Rodrigues de Alencar da rede municipal, além das escolas da rede estadual Independência, Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira (ERJIO), Luiz Gonzaga Duarte (CERu), Manoel Bonifácio Costa, Padre Luiz Gonzaga e Escola Técnica Pedro Muniz Falcão e o Lar Geriátrico de Araripina.
As tradicionais bandas marciais também se apresentarão nos dois desfiles que tomarão as ruas da cidade. Além da Banda Maestro Álvaro Campos as bandas marciais da Secretaria de Educação e das escolas Luzanira Ramos, Moisés Bom de Oliveira, Padre Luiz Gonzaga, Luiz Gonzaga Duarte (CERu), Josias Inojosa de Oliveira (ERJIO), Independência e CEA animarão os desfiles.
O prefeito Alexandre Arraes destacou que serão dois dias de muita alegria, homenagens e demonstração de amor por Araripina. “Nossa cidade completa 85 anos de história e os dois desfiles renderão justas homenagens especialmente a nossa população que tanto ama e trabalha pelo desenvolvimento e o progresso de Araripina”, afirmou.
ASCOM/ PMA

Foto - Fredson Paiva  

DIA INTERNACIONAL DA CARIDADE - PAIVA NETTO

O representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, informa-nos que as Nações Unidas vão celebrar pela primeira vez o Dia Internacional da Caridade. Recém-aprovada resolução situou a data em 5 de setembro. 
A ONU afirma que a Caridade pode contribuir na promoção do diálogo entre pessoas de diferentes civilizações, culturas e religiões, assim como a solidariedade e a compreensão mútua. E reconhece os esforços das organizações caritativas e de particulares nesse propósito. 
A CARIDADE SUSTENTA A VIDA HUMANA
É um tema muito presente em meus artigos, pois considero ser imprescindível à nossa sobrevivência. Aproveito o ensejo para lhes adiantar pequeno trecho de “O Capital de Deus”, livro que estou preparando, com muito cuidado, no qual apresento algumas das palestras que proferi, a partir da década de 1960: 
Meditemos sobre esta passagem do Apóstolo João, na sua Primeira Epístola, 4:20: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. 
Caridade, criação de Deus, é o sentimento que mantém o Ser vivo nas horas de tormenta de sua existência. Se você me disser que não precisa de Amor, está equivocado, ou equivocada, enfermo, ou enferma... Em resumo, trata-se simplesmente disto: Amor, sinônimo de Caridade, de que tanto carece a sociedade míope, obumbrada pela cultura insidiosa, mantida por aqueles que provocaram, para os povos, as desgraças todas que ensanguentam a História e que nos põem em perigo constante. Até quando?
A Caridade sustenta a vida humana. O jornalista Francisco de Assis Periotto, ao ouvir essas minhas palavras, completou-as assim: “no pão e na decência”. 
ELEVADO ESPÍRITO SOCIAL
O avanço tecnológico tem derrubado muitas fronteiras e feito algumas desabar sobre outras. Entre elas, econômicas e sociais. Contudo, a globalização não vai impedir a diversidade. Porquanto, se mundializa, dá também expressão ao regionalismo. De várias formas, todo mundo influencia todo mundo. No entanto, barreiras, em diversas partes do planeta, ainda tornam cada vez mais distantes ricos de pobres. Isso pode resultar em consequências profundas, em amplitude internacional, a exemplo do fim do Império Romano. Entretanto, desta vez, tais transformações poderão provocar providências inusitadas até em corações de pedra, antes contrários ao pragmático espírito de Caridade, que serão levados a pensar que existem algumas coisas vitais, até mesmo para eles, como... a compaixão. (...) Caridade não é pífio sentimentalismo, a que alguns gostariam de reduzi-la. Acertou, pois, quando escreveu o grande Joaquim Nabuco (1849-1910): “À luta pela vida, que é a Lei da Natureza, a religião opõe a Caridade, que é a luta pela vida alheia”.
Não seria essa a função de um verdadeiro político? O que seria mais importante para o fortalecimento das comunidades do que esse elevado espírito social?
É possível igualmente esperarmos do alto significado da Caridade, na atitude diária, o completo caminho da verdadeira independência de nossa Pátria. 
Caridade é assunto sério.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. 

INTERNET - BLOGUEIRO MAGNO MARTINS REALIZA PALESTRA EM ARARIPINA

Araripina, como cidade polo do Sertão do Araripe, sedia, na próxima quinta-feira (5), a quarta etapa dos seminários regionais “Revolução digital”. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Araripe (Cisape), o evento está marcado para as 19 horas, no Centro Tecnológico do Araripe.
Prefeitos da região, entre eles o anfitrião Alexandre Arraes (PSB), Cezar de Preto (PMDB), de Ouricuri, e Antônio Everton Soares Costa (PR), de Trindade, já confirmaram presença.
O seminário, focado na apresentação de uma pesquisa inédita sobre os novos consumos de mídia em Pernambuco, é voltado também para diversos segmentos da sociedade, entre esses, se destacam jornalistas, publicitários, radialistas, blogueiros, editores de jornais e portais, diretores de emissoras de rádio, empresários, comerciantes em geral, enfim, formadores de opinião.
A etapa de Araripina tem tudo para repetir o sucesso de Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira, que, nesta ordem, já sediaram o evento como polos regionais respectivamente do Agreste Setentrional, Agreste Meridional e Sertão do Pajeú.
Depois de Araripina, a próxima etapa será Arcoverde, como polo do Sertão do Moxotó, no próximo dia 19. Em seguida virá Petrolina, como polo do São Francisco, Palmares, regional da Mata Sul e Carpina, regional da Mata Norte. O ciclo será encerrado no Recife num encontro com agências de publicidade.

Da ASCOM/PMA

OPINIÃO: Leitor alerta o Centro de Zoonoses contra “cachorrada” nas ruas de ST


OPINIÃO: Leitor alerta o Centro de Zoonoses contra “cachorrada” nas ruas de ST

4 de setembro de 2013
Por
Por Maciel Rodrigues, radialista de Serra Talhada
Uma triste imagem que torna-se cada dia mais comum, diversos animais que são abandonados pelos seus donos, especificamente falando dos cães, não é difícil encontrar diversos soltos pelas ruas da Capital do Xaxado.
Pela segunda vez em minha rua, me deparei na manhã desta terça-feira (03) com 09 (nove) cães adultos e 03 (três) filhotes perambulando por uma das avenidas mais movimentadas e importantes de Serra Talhada: a Avenida Custódio Conrado.
É preciso dizer também que a muito tempo não se observa nestas ruas mais afastadas da área comercial, o trabalho do Centro de Zoonoses.
O controle da População de cães e gatos é de responsabilidade do município. Como diz o velho bordão:
“Com a palavra o governo municipal


IMPROBIDADE: Ex-prefeito de Serra Talhada sofre derrota na Justiça após ação do MPF


IMPROBIDADE: Ex-prefeito de Serra Talhada sofre derrota na Justiça após ação do MPF

4 de setembro de 2013
Por
Nove anos após deixar o cargo, o ex-prefeito de Serra Talhada, Geni Pereira (PSB); amarga uma “via crúcis”  que promete se estender ainda mais. Após uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), o  Juiz Paulo Roberto Parca de Pinho, da 18ª Vara Federal, no último dia 20 de agosto, decretou ao ex-prefeito o ressarcimento de R$ 286,677,06 aos cofres públicos.
Ainda na decisão, o juiz federal imputa outras sanções ao ex-prefeito Geni Pereira, que acabou de assumir um cargo de direção na Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adagro). “Faz-se necessário, ainda, a aplicação da sanção de perda de função pública, pois o réu se mostrou desidioso na gestão da  coisa pública, e, se for o caso, não deve continuar a exercer qualquer função pública, pois não tem a devida aptidão para o munus público, tendo incidido em diversos atos improbos”, diz um dos trechos da decisão judicial, ao qual o FAROL teve acesso.
Após acatar a ação do MPF, a Justiça Federal entendeu que o ex-prefeito Geni Pereira firmou convênios simultâneos com objetivos semelhantes: Um junto a Codevasf e outro ao Ministério da Integração Nacional (Minter). “Tal prática acarreta lesão ao erário, porquanto, ao se formalizar dois contratos com o mesmo objetivo, os valores seriam pagos em duplicidade”, diz um dos trechos da decisão do juiz. Como foi uma decisão em Primeira Instância, ainda cabe recursos ao ex-prefeito Geni Pereira.