quinta-feira, 4 de julho de 2013

Araripina comemora o resultado do São João 2013

Araripina comemora o resultado do São João 2013

03
07/13
Araripina comemora o resultado do São João 2013














A Prefeitura de Araripina, no Sertão do Estado, divulgou, há pouco, o balanço dos quase 40 dias de festejos juninos realizados na cidade. A administração municipal ressaltou o saldo positivo da festa que, este ano, resgatou as tradições do interior do estado e as conciliou com os ganhos da modernidade, resultando assim numa festa que valorizou o forró-de-serra ao mesmo tempo em que trouxe artistas nacionais para o seu São João.

De acordo com o prefeito Alexandre Arraes (PSB), o sucesso do evento se deu por motivos como o aconchego do lugar, a geração de empregos e renda, segurança e pelo destaque dos ritmos e valores locais, traduzidos no público médio de 40 mil pessoas.

O prefeito aproveitou para minimizar os ataques à sua gestão. Alexandre disse ainda que as críticas são fruto de “alguns políticos adversários, que insistem em distorcer fatos e criar factoides”, lideranças estas que, segundo ele, pagam terceiros para falar mal do seu governo criando um “ambiente de especulações vazias, inoportunas e irresponsáveis”.
  Escrito por Magno Martins, às 13h00

insatisfeitos,guardas municipais acionam oposicao e denunciam descasos na instituicao

serra talhada atencao

INSATISFEITOS, guardas municipais acionam oposição e denunciam descasos na instituição

INSATISFEITOS, guardas municipais acionam oposição e denunciam descasos na instituição

4 de julho de 2013
Por
Cerca de dez componentes da Guarda Municipal de Serra Talhada procuraram os vereadores da bancada de oposição Márcio Oliveira (PTN), Francisco Pinheiro (PTB) e Cição (PRP), nessa quarta-feira (3), para relatar uma série de irregularidades que, segundo eles, estariam ocorrendo na instituição. Os denunciantes garantem que muitos ainda não receberam a metade do 13º salário de 2012, cobram a existência de um Plano de Cargos e Carreiras para categoria e melhores condições de trabalho. Eles revelaram que está havendo um descarado desvio de função da classe estimulado pelo próprio governo.
“O que está acontecendo é o seguinte: estão pegando pessoas ociosas lotadas em outras secretarias e colocando dentro do efetivo da Guarda Municipal para prestarem serviços à sociedade. O ruim é que são pessoas sem qualquer preparo e sem treinamento específico. Isto configura desvio de função”, denunciou o guarda Claudevan Silva, informando ainda que os servidores trabalham na unidade sem direito a férias.

O concurso público que será promovido pelo governo também foi alvo de críticas dos servidores. Segundo eles, no último certame realizado pela empresa Metta Concursos, da Paraíba, existiam 70 vagas e no projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores para o novo concurso que deverá ter edital publicado até setembro não há previsão de vagas para a Guarda Municipal. “E temo um déficit de pelo menos 100 vagas na guarda de Serra Talhada”, garante Claudevan Silva.
AÇÃO
Após ouvir atentamente as reclamações da comissão de servidores, os três parlamentares anotaram as denúncias e se comprometeram a tomar atitudes. Entre elas, cobrar respostas urgentes do governo. “Essa história de desvio de função é muito séria. Fazer parte da guarda não é brincadeira. Tudo que sobra jogam na guarda? A Guarda Municipal virou o lixo do governo agora?”, questionou o vereador Cição.
Já os vereadores Pinheiro e Márcio Oliveira elogiaram a coragem dos servidores em lutar por direitos e anunciaram providências. “O governo tem que dar respostas a cada uma destas denúncias e vamos procurar o prefeito Luciano Duque e secretários envolvidos para nos darem essas explicações”, acrescentou Márcio Oliveira.
Os vereadores vão exigir também que sejam abertas vagas para o cargo de guardas municipais no certame que está para ser realizado até novembro deste ano pela prefeitura de Serra Talhada, após exigência do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Planalto: Dilma foi cobrada pelos ministros na reunião

03
07/13
Planalto: Dilma foi cobrada pelos ministros na reunião
 Desta vez não foi a presidente Dilma Rousseff que espalhou broncas nos 37 ministros presentes na reunião ministerial de segunda-feira. Quase todos os ministros fizeram cobranças sobre o baixo nível de investimentos e a morosidade na liberação de recursos.
Mas coube aos ministros petistas Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Paulo Bernardo (Comunicações) dar voz à inquietação já externada pelo partido e fazer as mais duras críticas à condução da política econômica e ao distanciamento do governo Dilma dos movimentos sociais e do “antigo PT”. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também ficou na berlinda.  (Informações de O GLOBO - Maria Lima)
Clique aí e leia na íntegra:  Dilma escutou cobranças de ministros em reunião
  Escrito por Magno Martins, às 05h54

Lei: para ser servidor público, só com ficha limpa



03
07/13
Lei: para ser servidor público, só com ficha limpa
 O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende as regras da Lei da Ficha Limpa para o serviço público. A proposta impede que brasileiros e estrangeiros em situação de inelegibilidade sejam nomeados para cargo público efetivo (preenchido por concurso) ou exerçam cargo em comissão e função de confiança (ocupado por indicação).Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa passar por outras duas votações na Câmara dos Deputados. A Lei da Ficha Limpa, de 2010, considera inelegíveis aqueles que tenham sido condenados em decisão colegiada da Justiça, mesmo que o processo não tenha transitado em julgado (sem possibilidade de recursos). Com a PEC, a mesma norma passa a valer para quem foi aprovado em concurso público e como requisito para quem vai ocupar cargo comissionado ou função de confiança em órgão público da administração pública direta e indireta, em qualquer poder da União, dos estados, municípios ou do Distrito Federal.  (Do Portal G1 - Felipe Néri)
  Escrito por Magno Martins, às 02h00