quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agricultores familiares do Sertão de Pernambuco marcam presença na 14ª Feneart

Agricultores familiares do Sertão de Pernambuco marcam presença na 14ª Feneart

Feneart 1Doce de Umbu FeneartAs frutas do Sertão de Pernambuco, desde o umbu do Pajeú até a jabuticaba da Chapada do Araripe, são matérias-primas de vários produtos expostos na 14ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart). O evento, que vai até domingo (14) no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, conta com a participação de diversos agricultores familiares do Sertão.
Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), 19 cooperativas e associações do Agreste e Sertão do Estado marcam presença na feira. Doces, polpas e até licor das frutas mais exóticas foram levados pelos agricultores. De Tabira, no Sertão do Pajeú, por exemplo, os produtores da Cooperativa da Agricultura Familiar (Coodapis) participam pelo quinto ano com o mel orgânico.
Já a Cooperativa das Mulheres Artesãs (de Varjada) levou mais de mil peças para a exposição. Confeccionadas no município de Passira, no Agreste, os artigos bordados manualmente, de cama e mesa, além de roupas para bebês, fazem parte de uma tradição familiar, que passa de geração para geração.
Caatinga
No estande da Secretaria, também há produtos feitos com materiais do bioma da Caatinga, artesanatos de palha de banana, peças em barro, bonecos, fantoches, sandálias de couro, sabonetes e cremes naturais, doce de xique-xique e bolo de rolo.
Ao todo, participam agricultores familiares das cidades de Triunfo, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Ouricuri, Granito, São José do Egito, Iguaraci, Passira, Orobó, Machados, Petrolina, Exu, Dormentes, Tabira e Pesqueira. As informações são da assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura.

Fotógrafa reúne fatos pouco atraentes do dia a dia na exposição “Em Obras”

Fotógrafa reúne fatos pouco atraentes do dia a dia na exposição “Em Obras”

Rosângela SáO olhar e a sensibilidade peculiares da fotógrafa Rosângela Sá poderão ser conferidos de perto pelo público em uma exposição a partir desta sexta-feira (12). A mostra reúne fatos poucos atraentes do dia a dia, vistos a partir das vivências e experiências da fotógrafa.
A mostra, batizada “Em Obras”, faz jus ao nome: acontecerá em meio às obras da futura residência da família Sá e contará com 24 quadros que serão expostos ao lado dos espaços/objetos que foram fotografados por Rosângela.
O que também chama a atenção foi a maneira como a fotógrafa captou as imagens: Rosângela optou por fotografar com o celular e editar com um aplicativo. Segundo ela, o mais importante em um ensaio não é o equipamento utilizado, e sim o olhar do fotógrafo. “Cada um tem uma forma peculiar de enxergar o mundo e essa forma vem através do que você é”, destaca.
A exposição fotográfica ficará até este domingo (14), das 9h às 16h, no Condomínio Maria Maria, no bairro São José, região central de Petrolina.
serra talhada atencao

Comerciante de Picos é preso sob suspeita de vender munições de uso restrito

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comerciante de Picos é preso sob suspeita de vender munições de uso restrito

DSCN8577A Polícia Civil de Picos prendeu por volta das 12h desta terça-feira (10) o comerciante José da Silva Filho, 68 anos. Com ele foram encontradas munições de uso restrito da Polícia Civil, Militar, Federal e do Exército.
A polícia chegou ao comerciante após denúncias anônimas que levaram a uma investigação. A abordagem acabou levando os investigadores à apreensão de munições para pistolas 9 milímetros e calibre .40 e .45.
Segundo informações do delegado especial de Polícia Civil, Tales Gomes, as munições calibre 9 milímetros são de uso exclusivo da Polícia Federal, as .45 são usadas pelo Exército, principalmente, e a .40 é liberada através de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para a Polícia Militar e Civil.
O comerciante é proprietário da loja “Mundo dos Consertos”, localizada na Praça Justino Luz, próximo a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, no centro de Picos. Ele foi preso em flagrante e enquadrado no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento, Lei 10826/2006. O crime é inafiançável com pena de 4 a 5 anos de reclusão.
José da Silva não quis gravar entrevista, mas afirmou que comercializa munições há cinco anos, no entanto, há apenas 20 dias estaria em posse dos projéteis restritos. Ele também informou estar ciente de que a venda era irregular.
Delegado Tales Gomes - Foto: Romário Mends
Delegado Tales Gomes – Foto: Romário Mends
Outro crimes
A prisão do comerciante  pode ajudar a polícia na elucidação de outros crimes de homicídio praticados na cidade.
Em alguns casos, foram utilizadas munições do mesmo calibre das apreendidas, como na morte do empresário Epaminondas Coutinho Feitosa, executado com onze tiros de um revólver calibre 38 e uma pistola 9 milímetros. “Nós verificamos na abordagem que ele não exige nenhuma documentação para a compra de munições e nem fornece nenhuma documentação quando vende, então o comércio além de vender a munição de maneira ilegal, não adota nenhuma cautela para saber se a pessoa tem porte para usar determinada arma de fogo”, informa Tales Gomes.
Uma vistoria foi realizada no interior do estabelecimento, mas nenhuma arma de fogo foi encontrada.
A polícia ainda vai investigar se o comerciante estava autorizado a ter a quantidade projéteis de uso permitido encontradas. Já as de uso restrito serão encaminhadas para realização de perícia criminal.
“Toda munição vem com numeração indicando um lote, então se conferir o lote das calibres 9 milímetros, que foram apreendidas agora, com o lote das capsulas que foram ejetadas quando da morte do Epaminondas, se conferir, então haverá uma prova concreta de que a munição saiu dessa loja”, pontua Tales.
Confira as imagens:
Outros projéteis também eram comercializados - Foto: Romário Mendes
Outros projéteis também eram comercializados - Foto: Romário Mendes

Em Tacaratú: Elemento joga arma no chão e foge da polícia em desabalada carreira.

Em Tacaratú: Elemento joga arma no chão e foge da polícia em desabalada carreira.


Às 17h20mim dessa terça feira dia 09, Policiais Militares da GT-403, na Operação Polígono, realizando rondas de rotina pelo Sítio Lages, zona rural do município de Tacaratú, visualizaram um indivíduo portando uma arma de fogo do tipo soca-soca, aquela que enche pela “boca” e, quando ele percebeu a presença dos policiais jogou a arma no chão e fugiu em desabalada carreira, pulando cercas e passando por cima de paus e pedras, dificultando a sua captura. A arma foi recolhida, apreendida e posteriormente entregue na Delegacia de Policia Civil de Tacaratú, PE onde serão tomadas as providências legais que este caso requer.

Por Jair Ferraz
Informações da 4ª CIPM

SALÁRIOS: Aposentados reclamam de atraso e cobram respeito por parte da prefeitura de ST


SALÁRIOS: Aposentados reclamam de atraso e cobram respeito por parte da prefeitura de ST

10 de julho de 2013
Por
Os aposentados e pensionistas de Serra Talhada estão apreensivos quanto ao pagamento dos salários de junho. De acordo com o calendário do Instituto de Previdência de Serra Talhada (Ippst), os aposentados deveriam receber até o quinto dia útil de cada mês. Entretanto, até agora não houve qualquer manifestação oficial quanto ao atraso.
“Hoje (quarta-feira) é dia 10 e não existe qualquer previsão quanto ao pagamento do mês de junho. Temos compromissos.  Minha mãe, por exemplo, precisa de remédios. Acho uma falta de respeito para com os aposentados”, disse José Mário, morador do bairro São Cristovão.
O Instituto de Previdência Própria de Serra Talhada acabou passando por uma “prova de fogo” quando, no mês passado, conseguiu quitar salários atrasados deixados pela gestão do ex-prefeito Carlos Evandro.  O “calo” agora é manter os salários em dia.
Segundo o vereador Sinézio Rodrigues, durante a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintest), que acontece na próxima segunda-feira (15), o atraso salarial dos aposentados será colocado em pauta. “A nossa luta é para que os aposentados e pensionistas recebam dentro do próprio mês e não até o quinto dia útil, que não está sendo cumprido”, reforçou Rodrigues. O Farol tentou conversar com Jânio Carvalho, presidente do Ippst, mas não obteve retorno das ligações telefônicas.

EXPOSERRA: Eduardo confirma presença no evento; palanque deve reunir PT e PSB

EXPOSERRA: Eduardo confirma presença no evento; palanque deve reunir PT e PSB

10 de julho de 2013
Por
Evitando dar de cara com os protestos que andam consumindo algumas esquinas e prédios públicos de Brasília, o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu se refugiar em Serra Talhada, onde participa, entre outras agendas, da abertura da 14ª Exposerra, que começa nesta quinta-feira (11). A cerimônia de abertura está marcada paras 20h e, além do chefe estadual, deve contar com as presenças de lideranças petistas como o prefeito Luciano Duque e o deputado estadual Manoel Santos. Bem como de republicanos e petebistas, como o deputado Sebastião Oliveira e Augusto César.
Mas, apesar do glamour que as festividades irão atrair, naturalmente, os holofotes deverão clarear os caminhos também do ex-prefeito Carlos Evandro. Em conversa com o FAROL, “Carlão” confirmou que foi convidado pelo cerimonial do governador como presença indispensável nos atos que Eduardo irá participar, entre esses, da inauguração da Farmácia de Medicamentos Excepcionais localizada numa área anexa do Hospam.
Além disso, o governador fará assinatura de ordens de serviço do 2º trecho da PE-418 (Santa Rita/Divisa PB), de construção de 225 cisternas calçadão, instalação de poços tubulares no Assentamento Catolé e Sítios Paus Brancos e Brejinho e barragens concluídas nos Sítios São João Barro Vermelho e Bernardo Vieira. O local desses eventos, que antecedem a abertura da 14ª Exposerra, deve acontecer no bairro Caxixola.
EXPECTATIVA
Uma das maiores expectativas sobre o ex-prefeito Carlos Evandro é sobre a sua posição frente ao convite de Eduardo Campos para que o ex-gestor se filie ao PSB. Essa decisão acabaria colocando o prefeito Luciano Duque e “Carlão” em lados opostos, principalmente, frente à possibilidade de Eduardo se candidatar à presidência da República nas eleições do próximo ano.

Lei Geral da Copa: STF recebe defesa da União

10
07/13
Lei Geral da Copa: STF recebe defesa da União

















A presidente Dilma Rousseff (PT) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) documento com a defesa da Lei Geral da Copa, que está sendo questionada judicialmente pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a análise da Advocacia-Geral da União (AGU), não há inconstitucionalidade no texto, que deve ser mantido integralmente.

Um dos pontos questionados pelo Ministério Público é a responsabilização civil da União, perante a Fifa, pelos danos decorrentes de acidentes de segurança relacionados ao evento. Segundo esse item da Lei Geral da Copa, a medida só não será aplicada se a Fifa tiver motivado o problema.

De acordo com a AGU, a interpretação da PGR é equivocada, pois o texto vincula a responsabilização civil da União às regras contidas na Constituição Federal. O órgão alega, ainda, que a União somente assumirá esse ônus caso seja responsabilizada pelos fatos.

Quanto à isenção de custas processuais concedidas à Fifa, a AGU defende que a regra foi criada segundo compromissos assumidos pelo Brasil quando o país se candidatou para recepcionar o evento. Para a União, não se pode falar de tratamento desigual de contribuintes porque o benefício tem “motivação e duração especial”.

A PGR também questiona o pagamento, desde abril, de prêmio e auxílio mensal aos ex-jogadores que participaram das copas nas quais o Brasil saiu vencedor, em 1958, 1962 e 1970. A União defende os pagamentos alegando que essa foi uma opção do Poder Legislativo, segundo juízo de conveniência e oportunidade, para quem o tratamento diferenciado "teria o condão de servir de incentivo a iniciativas da mesma natureza”.

O questionamento da PGR à Lei Geral da Copa (Lei 12.663/2012) é feito por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.976, cujo relator, o ministro Ricardo Lewandowski, determinou andamento abreviado do processo devido à importância do tema.

Com informações da Exame.
  Escrito por Magno Martins, às 20h00

Diplomas de dentistas e psicólogos exigirão passagem pelo SUS

10
07/13
Diplomas de dentistas e psicólogos exigirão passagem pelo SUS















A criação de um ciclo obrigatório de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) não deve ficar restrito ao curso de medicina, como definido no programa Mais Médicos, anunciado na segunda-feira (8), pelo Governo Federal.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) estuda a adoção da medida para outras carreiras da área de saúde. O plano prevê que estudantes de odontologia, psicologia, nutrição, enfermagem e fisioterapia também concluam a formação com atividades na rede pública.

Isso já vem sendo pensado, informou ontem (9) o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller. Não há prazo para a conclusão da análise, que começou antes mesmo dos estudos sobre o caso da medicina.

A decisão vale para estudantes que ingressarem na faculdade a partir de 2015. O ciclo complementar será feito em locais indicados pelas instituições de ensino, que formarão rede com serviços públicos de assistência.
Durante os dois anos do ciclo suplementar, o aluno não pagará mensalidade. Pelos serviços prestados, receberá uma bolsa com valor ainda não definido. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que a remuneração deverá variar entre R$ 2,9 mil e R$ 8 mil, verba assegurada pelo Governo Federal.
  Escrito por Magno Martins, às 21h00